biografia

Caçula, e quarto filho,  de uma mineira  e um  pernambucano, nasci em Belo Horizonte, em 1970. Na infância, espiava meu pai, exímio cirurgião,  um ser humanista e um tanto aéreo, assobiando e simulando com as mãos os movimentos da batuta de um maestro... acho que essas são as primeiras imagens ligadas à arte, das quais me recordo. Já, minha mãe, viúva jovem ainda, sempre teve os pés no chão. Afetuosa, sensível e persistente, sempre deu conta dos trancos da vida.

 

Na adolescência, tinha uma queda meio exótica por psiquiatria; amava livros e vivia no cinema. Mais tarde veio a faculdade  de Jornalismo e, daí, a fotografia.

 

As primeiras fotos, nos anos 90, foram no jornalismo, mas logo  migrei para a publicidade. Em 2000, tomei a decisão que mudaria meus rumos; voltei a ser assistente e passei a viver em São Paulo. Fiz bons amigos, tive vários mestres e, também, resiliência. Digo que São Paulo foi uma cidade generosa comigo, o horizonte expandiu.

 

Atualmente atuo em projetos comissionados, tanto em publicidade quanto em editoriais e  ensaios documentais no jornalismo.  Sigo, à todo tempo, refletindo também sobre questões que me inquietam e, através de séries fotográficas, me expresso sobre elas. Nos últimos anos algumas dessas séries tem sido apresentadas em  bienais, festivais e feiras de arte contemporânea, além de  passarem a fazer parte de coleções de museus e galerias.

 

É um privilégio trabalhar contando estórias. Para completar, sou pai de uma menina, acho que minha melhor estória! Por essas e outras é que penso que sou um cara de sorte.

 

Principais Prêmios

- Prêmio Fundação Conrado Wessel de Arte, São Paulo, Brasil, 2011, 2007,  2006 e 2005

- Prêmio Porto Seguro de Fotografia, São Paulo, Brasil, 2010

- Festival Internacional de Publicidade de Cannes, França, 2010

- D&D Global Awards,  Londres, Reino Unido, 2004

- New York Festival International Advertising Awards, Nova York, EUA, 2002

 

Coleções e Aquisições

- Coleção Pirelli/MASP de Fotografia,  Museu de Arte de São Paulo – MASP – São Paulo, Brasil, 2010

- Coleção Kunstverein, Gera, Alemanha, 2015  

- Coleção Catherine Edelman, Chicago, EUA, 2013

- Coleção Museu da Fotografia de Fortaleza/Coleção Silvio Frota – Fortaleza, Brasil, 2018 

- Coleção FOTOMUSEO, Bogotá, Colômbia, 2017 

- Coleção de Artes Visuais do SESC, São Paulo, Brasil, 2015

- Coleção Porto Seguro de Fotografia, São Paulo, Brasil, 2010