
A série Albinos é um projeto em que busquei pessoas com albinismo que se dispusessem a posar para um retrato em um ambiente simulado de estúdio com sua peculiar mise-en-scène. Os figurinos e fundos cenográficos suaves, cuja extensão marcam uma continuidade com a pele, fomentam um ambiente de acolhimento à emergência do corpo. Nele, a luz incide não mais como a ameaça solar a deixar marcas causadoras de melanomas, mas como um convite à tomada do protagonismo dos gestos, entre o júbilo e o desconforto, a claridade e a sombra, a descontração e a tensão, a pintura e o retrato.
São crianças, jovens e adultos que habitam margens similares e, mesmo que em menor número não possuam ascendência africana direta, experimentam em comum o sentimento do não-pertencimento. Este trabalho, realizado ao longo de mais de cinco anos, busca capturar a dualidade deste tensionamento.
Esta série faz parte de diversas coleções de fotografia contemporânea no Brasil e no exterior, como a Coleção Pirelli/Masp, do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e a Catherine Edelman Collection, de Chicago (EUA)

Editoras Madalena & Terceiro Nome, 2014



























